NCF-e SC no Hiper

NFC-e para SC através do Hiper

Cliente do Estado de Santa Catarina, poderão configurar e emitir NFC-e´s através do Hiper, saiba quais passos você já pode executar para estar tudo certo no dia do lançamento.

A emissão de NFC-e, permite o uso de equipamentos menores, que reduzem o investimento com manutenção e com custo benefício bem mais interessante para o micro e pequeno varejista.

Importante: Só poderão solicitar a emissão de NFC-e junto ao Estado, os contribuintes que possuírem Inscrição Estadual (IE) e certificado digital, se você tiver dúvidas sobre a Inscrição Estadual, consulte seu contador. Se você ainda não possui um certificado digital, acesse o artigo Como adquirir o certificado digital A1 através do Hiper, e solicite agora mesmo seu Certificado Digital.

O Manual completo disponibilizado pelo Governo de Santa Catarina, com todos os passos para você se preparar para as emissões de NFC-e´s, você pode acessar aqui. Peça ajuda ao seu contador em todas as etapas desta solicitação.

Passo 1

O primeiro passo para você poder emitir NFC-e no seu estabelecimento é solicitar junto ao Estado a sua liberação, ou seja, você deve fazer o credenciamento no DTEC. Faça seu credenciamento diretamente no site da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina. Assim que o Estado autorizar sua empresa para as emissões você poderá seguir para o cadastramento do TTD.

Importante: A escolha do TTD, está relacionada ao tipo de contingência utilizada. Para que sua contingência seja ativada no Hiper, você deve optar pela solicitação do TTD 707. Você não deverá solicitar o TTD 706, sua contingência não estará disponível, caso você faça esta escolha.

Passo 2

O segundo passo, é fazer a solicitação do TTD (Tratamento Tributário Diferenciado). Para isso, peça ajuda ao seu contador, ele pode acessar o site da Secretaria da Fazenda de SC, utilizando seu Login do site da Fazenda ou o seu certificado digital. Nesta etapa você vai precisar inserir os dados da sua empresa e então escolher o tipo de TTD, escolha a opção TTD 707.

Na sequência você deverá inserir os dados da empresa fornecedora do PAF-NFC-e. A Hiper já é uma empresa fornecedora, cadastrada no PAF-NCF-e, por isso, nesta etapa você irá preencher algumas informações relacionadas à Hiper. Tenha em mãos os seguintes dados:

1 – CNPJ da empresa fornecedora do PAF-NFC-e: CNPJ Hiper – 12.605.982/0001-24
2 – Nome comercial do programa aplicativo fiscal: HiperPDV
3 – Versão do programa aplicativo fiscal: 02.06

Importante: O TTD só será concedido se você clicar no campo “Imprimir Protocolo/remeter à SEF”. Cumpra todas as etapas do processo e você receberá o seu TTD .

Prazos e solicitações:

Após o cadastramento do TTD, a SEF-SC envia as informações para a Sefaz Virtual do RS (SVRS), que é o órgão autorizador de NF-e e de NFC-e para o estado de Santa Catarina e para diversos outros estados do país. A SVRS realiza o cadastro (de forma automática) na manhã do dia seguinte. Assim, embora apareça com a informação como emissor de NFC-e no cadastro de SC, a empresa só estará apta a emitir NFC-e no dia seguinte.

Passo 3

Na manhã seguinte à solicitação do seu TTD então, você poderá seguir para a próxima etapa, que é gerar o Código CSC. Você deve gerar este código, fazendo uso do seu certificado digital, através deste link, e não se esqueça, em caso de dúvida, peça ajuda ao seu contador. Gerar o código CSC é fundamental para o processo estar completo.

Você poderá manter um modelo híbrido de emissões em seu estabelecimento. Ou seja, os caixas que já existem em seu estabelecimento podem permanecer com as emissões de ECF, mas se você quiser incluir um novo caixa (PDV) você poderá adquirir uma impressora térmica a um custo bem menor e utilizar o modelo de emissões NFC-e. Reduza seus custos e prepare seu comércio para as vendas de fim de ano com a NFC-e no Hiper.

Passo 4

Pronto, ao finalizar as etapas de junto ao Governo de Santa Catarina, Você já estará preparado para as configurações do Hiper. Saiba como configurar o seu Hiper consultando o artigo, Como configurar a filial de Santa Catarina (SC) para emitir NFC-e. Fique atento às próxima comunicações e faça suas emissões.

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Compilamos as perguntas e respostas mais frequentes que a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina elencou nessas primeiras etapas, saiba mais.