Em breve no Hiper: Consulta do status de NF-e

Cumprir as obrigações fiscais é um desafio para qualquer empreendedor, e ter todos os dados disponíveis, com as informações corretas, é imprescindível para que a apuração dos impostos seja feita sem problemas. Uma simples Nota Fiscal Eletrônica com status divergente pode atrapalhar esse processo.

Nesse artigo, vamos falar sobre uma novidade do Hiper, a consulta do status das Notas Fiscais Eletrônicas dentro do Hiper Gestão. Através dela, será possível verificar se o documento foi realmente autorizado pela SEFAZ através do próprio Hiper. Essa funcionalidade estará disponível a partir da liberação da Release 02/2020.

O que é a consulta do status de NF-e no Hiper?

Basicamente, essa consulta estará disponível dentro do Hiper Gestão para as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas, e que ainda aguardam sua autorização, foram canceladas ou autorizadas por parte da SEFAZ. Por conta disso, na listagem de documentos fiscais, especificamente nas emissões de NF-e, existirá uma nova opção no botão de ações, a consulta de status.

Ao clicar nesse botão, o Hiper se comunicará com a SEFAZ do estado onde fica a loja, e buscará uma mensagem de retorno do status daquele documento em específico. A partir dessa consulta, duas mensagens de retorno podem ser exibidas:

  • Consulta efetuada! Nota fiscal emitida e com o mesmo status de uso da SEFAZ;
  • Consulta efetuada! Foram encontradas divergências na nota fiscal emitida. O status de uso da nota foi atualizado em acordo com a Sefaz.

Mas o que acontece com a NF-e após a consulta?

Após a consulta realizada pelo Hiper, e o resultado exibido, algumas medidas são adotadas para as Notas Fiscais Eletrônicas. Para as notas com o mesmo status no Hiper e na SEFAZ, não há nenhuma medida posterior, já para notas com status divergentes entre os dois ambientes, alguns tratamentos são realizados.

Para os documentos com a situação divergente entre o Hiper e a SEFAZ, a informação que for retornada pela SEFAZ será atualizada no documento fiscal dentro do Hiper, e também no banco de dados, evitando que as informações sejam exibidas com divergência em novas consultas.

Notas Fiscais Eletrônicas que estão ligadas a operações de venda também terão o status atualizado dentro da listagem de operações, para que as informações estejam de acordo com o status enviado pela SEFAZ.

A consulta de status de Nota Fiscal Eletrônica na SEFAZ através do Hiper surge para facilitar um processo que dependia, pelo menos, do número da chave de acesso, e agora poderá ser feito diretamente no documento emitido, dentro do Hiper. Para conhecer mais detalhes sobre essa consulta, acesse o artigo Como consultar o status de uma NF-e no Hiper Gestão, na Central de Ajuda.