Pacote de atualizações 13/03/2024 - Plataforma Hiper
13/03/2024
Hiper Gestão
Compliance Fiscal
Em fevereiro de 2024 entraram em vigor novas alíquotas gerais de ICMS para as Unidades da Federação: Bahia e Maranhão, conforme o quadro abaixo:
ESTADO | ALÍQUOTA ANTIGA | NOVA ALÍQUOTA | VIGÊNCIA | BASE LEGAL |
Bahia | 19% | 20,5% | 7/2/2024 | Lei 14629/2023 |
Maranhão | 20% | 22% | 19/02/2024 | Lei 12.120/2023 |
No Hiper Gestão as alíquotas já foram atualizadas na Tabela geral de alíquotas de ICMS.
A tabela geral de alíquotas de ICMS é acionada quando o produto não possui regra de ICMS cadastrada no produto e a empresa é do Regime Normal de tributação ou do Simples Nacional com excesso de sublimite da receita bruta, e é acionada para o cálculo de diferencial de alíquotas.
Vale ressaltar, que o Hiper não corrige automaticamente as alíquotas indicadas manualmente pelo cliente no cadastro do produto. Estas devem ser atualizadas pelo cliente, se necessário.
Correções
- Ajustamos um comportamento incorreto na emissão de NFe a partir de devoluções de venda originadas do Hiper Caixa. A partir desta liberação, ao clicar no botão ‘Emitir nota fiscal’ dentro da devolução de venda, será redirecionado para a emissão de NFe manual.
- Corrigimos a importação da tabela de tributos IBPT.
- Corrigimos um cenário de importação de arquivo txt de produtos na aba de Produtos na tela de emissão manual de nota fiscal, que estava retornando um erro não tratado e impedia a importação do txt. A partir desta liberação, será possível importar o arquivo sem erros.
- Ajustamos um comportamento incorreto na exibição das notas fiscais na tela de Documentos fiscais, que a partir de agora exibirá apenas os documentos de acordo com as filiais que o usuário possui liberação de acesso e visualização.
- Corrigimos um comportamento ao emitir NFe para um CNPJ que já estava cadastrado como contador daquela filial, onde era retornado o erro de ‘CNPJ do destinatário ja autorizado para download’. A partir de agora será possível emitir a nota sem erros.
- Ajustamos um tratamento de erro ao importar planilha de produtos quando o código interno do produto extrapolava o limite do campo no cadastro de produtos.
- Corrigimos um cenário para que quando seja realizado o cancelamento de uma operação de venda com modelo de documento fiscal NFe após o prazo de 24h, seja retornada a mensagem ‘Rejeição: Prazo de cancelamento superior ao previsto na legislação’ e a operação não seja cancelada e não seja alterada para o status ‘Com pendência’.
- Ajustamos o comportamento do campo de ‘Custo das vendas (CMV)’, que não estava contabilizando algumas operações com modelos de documentos fiscal CF-e e MF-e.
- Corrigimos um comportamento incorreto no cálculo dos campos de ‘Devoluções de vendas’ e ‘Desconto sobre vendas’ do DRE.
Conta Digital
- Realizamos uma alteração no limite da data de vencimento dos boletos da Conta Digital. Agora, será possível emitir boletos com vencimento para até 1005 dias (33 meses). Além dessa alteração, o campo de beneficiário agora exibe a razão social e não mais o nome do sócio proprietário
- Corrigimos um problema que impedia os usuários de desabilitarem a conta digital no Hiper Gestão, em “Configurações” -> “Configurações de segurança”.
- Adicionamos um botão para atualizar o saldo em conta, sem que o usuário precise atualizar a página na tela de resumo da conta.
- Adicionamos o status de “Vencido” aos status dos boletos da conta digital.
- Atualizamos o PDF do boleto da Conta Digital para o padrão usado e exigido pela Stone. Os campos “Nosso Numero” e “Agência/Código Beneficiário” agora são populados na geração do boleto em PDF.
Hiper Loja
Correções
- Corrigimos um comportamento incorreto ao sincronizar produtos cadastrados ou alterados através do Hiper Connection para o Hiper Gestão.
Hiper Caixa
Correções
- Corrigimos um cenário onde estava sendo retornado uma rejeição de ‘Total dos pagamentos menor que o valor total da nota’ em emissões de NFCe no Hiper Caixa.
- Corrigimos um cenário onde estava sendo realizada uma validação incorreta do limite de desconto do usuário para itens dentro de uma promoção, onde não era permitida realizar a operação. A partir de agora será possível finalizar a operação sem erros.
- Corrigimos um cenário de erro de sincronização de operações de venda quando o SQL Server possuía uma instância com nome diferente de ‘Hiper’.
- Corrigimos um cenário de erro ao finalizar operação quando utilizados o meio de pagamento ‘Cheque’ duas vezes na mesma operação.
Melhorias
- Implementamos uma melhoria no fluxo de sincronização inicial com relação aos pedidos de venda para o Hiper Loja, que a partir desta liberação terá o comportamento de realizar o download apenas de pedidos de venda e orçamentos com o status de ‘Pedido de venda’ e ‘Orçamento’. Os pedidos e orçamentos com demais status serão listados apenas no Hiper Gestão.
- Realizamos uma melhoria na execução da query do botão de ‘Corrigir linhas’ para que sempre seja retornado o erro da planilha em tela no caso de planilhas importadas no Hiper que necessitem de algum ajuste nos dados para finalizar a importação.
- Realizamos um ajuste na geração do zip dos arquivos fiscais para que XMLs sincronizados após o fechamento do mês sejam incluídos no zip corretamente.
- Implementação a opção para geração dos registros de itens na emissão própria (C170) para o arquivo de Integração fiscal.
Portal do Hiperador
- Atualizações no chat do atendimento: substituímos o bot no início do chat. Com isso, teremos duas opções de chat um para o Hiper Gestão e outro para o Hiper Cheff, além de adicionar também a classificação do chat ao final do atendimento.
- Botão financeiro sem ação: além das novidades acima, teremos também a correção da opção “Atendimento financeiro”, onde anteriormente não estava criando o forms com o ticket financeiro do portal.
- Links no Portal do Hiperador que direcionam para a Central de Ajuda foram atualizados.
- Atualizamos links no Hiper Gestão que direcionam para a Central de Ajuda.