Release 03 (7.2.2.51)

Foi lançada uma nova versão do Hiper Gestão, do Hiper Loja e do Hiper Caixa com as seguintes melhorias e correções:

Hiper Gestão

  • A exibição de alguns campos na tela de configurações fiscais da loja ocorria de forma desalinhada, mesmo com espaço para a visualização correta. Com a liberação, a exibição ocorrerá normalmente.
  • Ao acessar a tela de documentos fiscais e selecionar tipo de NF-e como entrada, uma tela de erro era exibida, impossibilitando a visualização desse filtro. A partir dessa versão, o cenário não será mais registrado.
  • Ao salvar as configurações da filial no Hiper Gestão, uma mensagem de erro era exibida, dando a entender que as alterações não foram salvas. Com a liberação, a confirmação das informações salvas será exibida, e caso exista alguma pendência, uma mensagem em amarelo será apresentada.
  • Devoluções de venda cadastradas no Hiper Gestão e que eram editadas no Hiper Loja estavam com erro em sua sincronização, diferindo o status nos ambientes. A partir desta versão, o status será sincronizado junto com a inclusão das novas informações.
  • A inscrição municipal e estadual estavam perdendo o último dígito após serem salvas no Hiper Gestão, o que poderia causar algum problema na validação de documentos fiscais. Esse comportamento foi ajustado, e nenhum dígito será cortado na exibição.
  • Ao gerar um pedido em uma filial que permita estoque negativo, e inserir um produto com estoque zerado, não é possível seguir com a geração do pedido ao estar de acordo com a atualização do estoque do produto para negativo. A partir dessa liberação, o comportamento estará ajustado, obedecendo à regra da permissão de estoque negativo.
  • A realizar o faturamento em uma filial que tenha uma tabela de preço padrão cadastrada, e incluir na operação um produto que esteja em promoção, a promoção não era considerada para o cálculo do preço, aplicando apenas a tabela de preço. Esse comportamento foi ajustado, e a promoção será aplicada sobre a tabela de preço.
  • Ao tentar visualizar uma movimentação de estoque no Hiper Gestão, a tela com os detalhes da movimentação não era exibida, apresentando uma mensagem de erro. A partir da liberação desta versão, a movimentação será exibida normalmente.
  • A ação de duplicar um kit de produto estava trazendo uma mensagem de erro na tela. Essa situação foi ajustada e a duplicação irá acontecer normalmente.
  • Em cenários de utilização do Hiper Mini, a inutilização de números fiscais não estava exibindo a seleção do tipo de documento fiscal, apesar de liberar a consulta da série fiscal relacionada ao tipo de documento selecionado. Com a nova liberação, a seleção será exibida em tela.
  • Em um local de estoque que não permite estoque negativo, ao criar um pedido com um produto que tenha o estoque zerado, o Hiper permitia seguir em frente, deixando o produto com estoque negativo. Essa situação foi ajustada, e quando não for permitido o estoque negativo, uma mensagem irá alertar para a situação.
  • Em alguns cenários, a indicação do preço mínimo de um produto não era respeitada no faturamento, permitindo que um usuário sem autorização concedesse descontos extrapolados. A partir dessa versão, o comportamento normal será registrado, solicitando autorização nesses casos.
  • A inclusão manual de uma Redução Z através do Hiper Gestão acabava apagando um campo de tributação inserido ao informar outra tributação. Esse comportamento foi ajustado, e não será mais excluído nenhuma informação inserida.
  • Ao gerar o relatório de entradas e saídas, selecionando todos os tipos de documentos fiscais, o arquivo era gerado em branco. Com a liberação, o relatório será gerado normalmente.
  • O relatório de validades de produtos não estava trazendo nenhuma informação, independente da inclusão ou não de filtros. A partir desta liberação, o relatório será gerado normalmente.
  • A geração do relatório de produtos cadastrados por CST de PIS/COFINS trazia produtos em duplicidade com a mesma CST dentro da mesma filial. Esse comportamento foi ajustado, e somente será apresentado o mesmo produto, com a mesma CST, caso mais de uma filial seja selecionada no filtro.
  • Em algumas operações de venda, o botão Lançar Crediário aparecia cortado pela metade. A partir dessa versão, essa situação não será mais registrada.
  • A busca de clientes não respeitava os filtros selecionados, caso fosse informado algum nome. Com a nova liberação, os filtros selecionados serão respeitados na consulta de clientes.
  • Ao tentar faturar um pedido de venda, independente da origem, ao emitir a NF-e uma mensagem de erro era reportada, impedindo a finalização do faturamento. Esse comportamento foi ajustado, permitindo a continuidade da operação.
  • Na tela de documentos fiscais, após realizar uma busca por nome, e limpar os filtros, a tela acabava apresentando erro. O cenário foi ajustado, e a tela será exibida normalmente.
  • Os relatórios de tributação de produtos e de ficha técnica estavam retornando sem nenhuma informação, ou não eram carregados. A consulta foi revisada, e a partir desta versão, os relatórios irão trazer as informações solicitadas.
  • Ao aplicar zoom na tela Minhas Lojas > Configurações > Tributação, o campo Alíquota – Cofins era exibido fora do alinhamento da tela. Esse cenário foi ajustado e o nome do campo será exibido na mesma linha.
  • Ao faturar uma venda, e emitir a NF para cliente simplificado, uma mensagem de retorno alegava que os campos não haviam sido preenchidos para a emissão. A partir da liberação, essa validação será feita a partir da tela de emissão, permitindo a finalização da venda.
  • Na emissão de uma NF-e, o campo transportadora não estava carregando as transportadoras cadastradas. Esse comportamento foi ajustado, e a partir da data desta versão, serão apresentadas as transportadoras cadastradas na loja.
  • Operações de produtos que tenham regra de IPI, mas não havia cliente registrado, não exibiam o cálculo do imposto na tela de lançamento da venda, apesar de exibir a informação corretamente na listagem de operações e na NF-e. A partir desta liberação, o IPI será exibido, quando houver a regra no produto, mesmo se um cliente não for informado no faturamento.
  • Algumas cartas de correção emitidas no Hiper não apresentavam o evento registrado na SEFAZ. Com a nova liberação, o comportamento foi ajustado, e essa informação será enviada para a SEFAZ.
  • Ao cadastrar um pedido de venda, e informar um produto, o valor não era carregado, permanecendo como zero, e impedindo seu salvamento. Esse comportamento foi ajustado, e o valor será carregado quando o produto for inserido.
  • Na geração do arquivo Sintegra, os itens cancelados no PAF-ECF não eram exibidos nos registros 60D e 60I, gerando diferença nos valores do fechamento do arquivo. Essa situação foi ajustada, e os itens cancelados constarão nos registros mencionados.
  • Alguns usuários estavam com problemas na renovação de senha do Hiper Gestão, onde ao inserir a senha nova, o sistema apresenta mensagem de token inválido. Essa situação foi ajustada, e ao clicar em salvar senha, a nova senha será criada conforme informada pelo usuário.
  • A integração com o Mercado Livre recebeu ajustes relacionados à criação da integração, que estava impossibilitada em alguns casos, e também para clientes que ficaram algum tempo sem usar a integração, e ao tentar usar novamente, o token de acesso não foi renovado. Esses ajustes permitirão o uso sem problemas de toda a integração do Hiper com o Mercado Livre.
  • O relatório de comissões de vendedores estava trazendo algumas divergências no cálculo da comissão para o cenário de pagamento no ato da venda. Esse cenário foi ajustado para que as comissões sejam geradas corretamente nessa modalidade.
  • A geração do arquivo XML para contabilidade, quando o usuário tem o certificado digital A3, não estava apresentando a assinatura digital do arquivo com o certificado. Com a liberação mais recente, esse comportamento foi ajustado, e a assinatura digital será apresentada no arquivo.

Hiper Loja

  • Ao acessar a tela de operações de caixa no Hiper Loja, o botão para emissão de nota fiscal é exibido. Com a minimização, entregue nesta versão, este botão não será mais exibido.
  • A inclusão de certificado digital A3 no Hiper Loja está apresentando erro ao tentar salvar o certificado no agente, fechando o aplicativo. Com a nova versão, esse comportamento não será mais registrado, permitindo a inclusão correta do certificado digital.
  • Ao adicionar um serviço a uma ordem de serviço no Hiper Loja, avançando normalmente nos campos e depois clicar no campo de quantidade, uma mensagem de quantidade inválida é apresentada, impedindo a sequência do registro. Com a nova liberação, essa mensagem só será apresentada caso um serviço seja selecionado antes de ir ao campo de quantidade.
  • Em versões anteriores à minimização do Hiper Loja, caso seja necessária a realização de uma nova sincronização inicial, as séries fiscais não eram sincronizadas. Esse cenário foi ajustado para que as séries fiscais sejam sincronizadas normalmente.
  • Em uma filial que não permita estoque negativo, ao criar um pedido de venda, excluir um dos produtos do pedido e incluir novamente, o produto cancelado ainda contava para a validação do estoque, impedindo o salvamento do pedido. Com a nova versão, esse ponto foi ajustado para que produtos cancelados não influenciem no estoque de um pedido de venda.
  • A consulta de clientes, quando filtrada pela data de cadastro do cliente, não retornava nenhuma informação. A partir dessa liberação, essa consulta volta ao seu cenário normal, trazendo informações.
  • A exclusão de clientes com informações relacionadas no Hiper Loja apresentava uma mensagem de sucesso, mas o cadastro não era excluído. A partir desta versão, a mensagem alertará que o cliente não pode ser excluído por ter operações relacionadas.
  • Ao gerar um pedido de venda oriundo de uma consignação, o Hiper Loja exibia o número do id do pedido, e não o código do pedido para faturamento. A partir desta versão, esse cenário foi ajustado e o código correto será apresentado.
  • A criação de uma ordem de serviço permitia a concessão de desconto extrapolado a um usuário sem essa permissão. Com a nova liberação, ao dar um desconto maior do que o permitido para seu perfil, será necessária a aprovação por parte de um usuário que tenha essa possibilidade.
  • A ordenação da tela de emissão de etiquetas a partir de notas fiscais foi ajustada, com o campo de fornecedor sendo alinhado à direita do campo Número do documento.
  • Clientes com o cadastro bloqueado no Hiper Gestão podiam ser selecionados para operações no Hiper Loja. A partir desta versão, esse tipo de cliente não estará disponível para seleção em vendas.
  • Foi adicionada uma validação no Hiper Connection que não permite a inclusão de e-mails inválidos no cadastro ou atualização de clientes pelo aplicativo. Esse cenário estava impossibilitando a sincronização de clientes com essa característica.
  • Emissões de NF-e pelo Hiper Loja que registravam falhas na transmissão não eram possíveis de retransmitir pelo próprio Hiper Loja. Com a nova versão, essa opção estará disponível no menu Vendas > Notas Fiscais.
  • Uma classificação de clientes excluída no Hiper Gestão continuava sendo exibida no Hiper Loja, inclusive em cadastros de clientes que tinham essa classificação, que também havia sido excluída no Hiper Gestão. A partir da nova versão, uma vez excluída, a classificação de clientes não será mais exibida no Hiper Loja.
  • O envio de e-mail para pedidos de venda, pedidos de compra e documentos fiscais do Hiper Loja não trazia o detalhamento correto quando havia uma rejeição do e-mail por conta do endereço estar em uma black list. Esse comportamento foi ajustado, e quando o e-mail do destinatário estiver nesse cenário, a mensagem correta irá ser apresentada, indicando a situação.

Hiper Caixa

  • Para clientes que estão no cenário de PAF-ECF, ao abrir o menu fiscal do Hiper Caixa os campos do PAF são exibidos em branco. A partir da versão deste release notes, esses campos serão exibidos preenchidos, como o esperado.
  • A tela de autorização de desconto era exibida novamente, mesmo após um usuário com permissão para conceder descontos era informado. Com a versão mais recente, quando o desconto for autorizado, a tela de autorização não será mais exibida.
  • Em um cenário de PAF-ECF, ao cancelar um cupom ou item que tenha desconto, o cancelamento era para o valor líquido do cupom ou item, e não do valor bruto, causando divergências no Bloco X. A partir desta versão, o cancelamento irá compreender o valor bruto do cupom ou do item.
  • Em cenários que o cliente emite CFe/SAT, ao realizar uma venda e logo após cancelar a operação, o Hiper Caixa está emitindo duas vias referentes ao cancelamento. Com a versão mais recente, será impressa apenas uma via de cancelamento.
  • A tela de envio de e-mail para um cupom fiscal no Hiper Caixa não impõe limitação no campo do endereço de e-mail, o que acaba gerando mensagens de erro. Com a nova versão, esse campo terá um limite de 60 caracteres, o mesmo padrão seguido no Hiper Gestão e Hiper Loja.
  • Ao remover os juros de documentos a receber em aberto com atraso, quando o usuário chega na segunda fila da listagem, o Hiper Caixa acaba encerrando automaticamente. Esse cenário foi ajustado, e o comportamento não será mais notado nesta versão.
  • Ao acessar a opção Operações do PDV no menu fiscal do Hiper Caixa, era exibido o filtro de retirada de suprimento, que existia apenas no Hiper Windows. Essa opção foi retirada e não estará disponível, pois não é um filtro possível no Hiper Caixa.
  • Em alguns cenários, ao cadastrar um cliente simplificado no Hiper Caixa, era possível seguir com a venda tendo o cliente identificado. O comportamento foi ajustado e a partir da nova versão, a informação do CPF volta a ser obrigatória.
  • A sincronização de produtos para o Hiper Caixa não estava levando as regras de tributação presentes no cadastro de produto. Com a nova versão liberada, essa situação foi ajustada, e as regras de tributação dos produtos serão carregadas na sincronização automaticamente.
  • Em cenários de clientes que trabalham com PAF-ECF, a geração do registro acontece, porém, ao clicar em confirmar, o usuário não é direcionado para a tela principal do Hiper Caixa. Esse comportamento foi ajustado e o fluxo seguirá normalmente após a geração do registro.
  • Usuários que se encaixam no cenário do PAF-ECF não eram redirecionados para a tela de login do Hiper Caixa após fazer a Redução Z. Com a nova versão, esse comportamento foi ajustado, e o usuário será levado à tela de login.
  • Após realizar a redução Z, o Hiper Caixa não era bloqueado para novas vendas naquela jornada fiscal. Essa situação foi ajustada, garantindo que o cenário não será registrado em clientes que trabalham com ECF.
  • Tabelas de preço com mais de 40 caracteres travavam a sincronização do Hiper Caixa, impedindo a abertura do aplicativo. A partir desta versão, o limite de caracteres para uma tabela de preço no Hiper Caixa foi igualado ao do Hiper Gestão, que é de 60 caracteres.
  • Em cenários de utilização de ECF, o comando de impressão de DAV, no Menu Fiscal, não executava nenhuma ação, avisando que não houve retorno na consulta. Esse comportamento foi ajustado, e ao informar o código do pedido de venda, ele será impresso.
  • A ação de completar cadastro não trazia um limite de caracteres ou alguma mensagem de erro para uma informação que não fosse um e-mail. Esse comportamento foi ajustado a partir desta versão.
  • A ação de completar o cadastro de um cliente não era concluída ao informar um cliente simplificado, por existir o campo CPF. Quando ocorrer essa ação, de completar o cadastro para um cliente simplificado, o campo CPF não será exibido, permitindo o cadastro.
  • Clientes com o cadastro bloqueado no Hiper Gestão podiam ser selecionados para operações no Hiper Caixa. A partir desta versão, esse tipo de cliente não estará disponível para seleção em vendas.
  • As informações de código de barras e tributação não eram sincronizadas sem a necessidade de forçar a sincronização com o Hiper Caixa após alteração no Hiper Gestão. Com a nova liberação, essa sincronização ocorrerá normalmente.
  • Ao utilizar uma devolução parcialmente no Hiper Caixa, e na operação seguinte usar a mesma devolução, o saldo dessa devolução não era atualizado, permitindo o uso completo do valor cadastrado. A partir desta versão, assim que a devolução for atualizada parcialmente, seu saldo será atualizado automaticamente.
  • A diferença que havia no campo de endereço do Hiper Gestão e do Hiper Loja para com o Hiper Caixa foi ajustada. Com isso, não serão mais registradas inconsistências no cadastro de clientes dentro do Hiper Caixa.