O que há de novo no Hiper – Release 01/2020 (7.2.2.29)

A Release 01/2020 já foi liberada! Ou seja, uma nova versão do Hiper, com novas funcionalidades, ajustes e melhorias está disponível para atualização dos clientes.

Neste artigo vamos trazer um resumo sobre as principais entregas presentes nesta versão do Hiper. Para relembrar como funciona o processo de liberação do Hiper, leia esse artigo. Outras melhorias da versão estão presentes no Release Notes

Como será feita a liberação desta release?

Diferente da primeira release, liberada no final de 2019, a entrega da Release 01/2020 será feita de maneira gradual. O Hiper Gestão estará atualizado para todos os usuários, porém, a versão do Hiper Loja e do Hiper Caixa será liberada para os clientes aos poucos, de acordo com o fluxo abaixo:

  • O Grupo de Controle será zerado e ficará indisponível para inclusão de clientes nos primeiros dias após a entrega da release;
  • As primeiras atualizações de versão do Hiper Loja e do Hiper Caixa serão feitas pelo time de atendimento;
  • O Hiperador que deseja atualizar deve entrar em contato com o atendimento e sinalizar os clientes;
  • Após alguns dias, o Grupo de Controle será liberado novamente para atualização geral das versões.

Essa liberação em lotes será feita para garantir a estabilidade da infraestrutura da Hiper, em função da entrega da Sincronização 2.0, comportando por algum tempo as duas estruturas de sincronização, para clientes que atualizarem a versão, ou ainda permanecerem em versões anteriores à entrega.

Utilização de voucher no Hiper TEF

O Hiper TEF também aceita a utilização de voucher como meio de pagamento a partir da Release 01/2020. Basta alguns ajustes na configuração de vendas do Hiper Gestão para que as operações que tenham a finalização através do voucher. Esse artigo explica os detalhes dessa funcionalidade.

Cálculo de juros e multas

O cálculo de juros e multas nos documentos financeiros do Hiper passou por uma revisão para que os juros já calculados não fossem sobrescritos após uma quitação parcial. Além disso, outros ajustes foram realizados, e você pode conferir nesse artigo como funciona o cálculo após a revisão.

Fechamento de Caixa

O fechamento de caixa recebeu ajustes em suas telas para a exibição da sobra ou falta após o fechamento. Além disso, foram realizados tratamentos para a duplicidade de fechamentos e também no relatório do detalhamento de fechamento. Esse artigo apresenta as alterações realizadas.

Venda de produtos em metro e quilo

A configuração de unidades de medida no Hiper foi ajustada, trazendo a confirmação dessa unidade ser pesável ou não. Ou seja, usuários que vendem produtos registrados com casas decimais poderão definir se a unidade de medida utilizada é pesável (produtos em quilo), ou não. Mais detalhes da liberação estão disponíveis nesse artigo.

DRE

O Demonstrativo de Resultados (DRE) do Hiper foi revisado e passou por ajustes no seu cálculo, trazendo as informações com maior fidelidade, além da inclusão de mais campos para a categorização dos dados da loja. Nesse artigo, estão os principais pontos em que os ajustes foram realizados.

Integração fiscal

Usuários do Hiper que estão enquadrados nos regimes do Lucro Real e Lucro Presumido, poderão gerar os arquivos para a contabilidade, de acordo com o padrão necessário, através da Integração Fiscal. Nesse artigo, os principais detalhes da geração do arquivo para os sistemas Domínio e SCI são apresentados.

Conexões do Hiper Loja

Para garantir o tráfego das informações em locais que tenham mais de um computador utilizando o Hiper Loja, foi lançado o aplicativo Hiper Loja servidor adicional. Através dele, será possível adicionar um servidor extra para a conta utilizada, caso necessário. Esse artigo explica o funcionamento do aplicativo, e a importância do bom gerenciamento das conexões no Hiper.

Sincronização 2.0

A release 01/2020 também conta com um novo formato de sincronização de dados do Hiper, possibilitando um acompanhamento mais detalhado, e visual, de todo o processo de sincronização. Os detalhes dessa novidade estão disponíveis nesse artigo, disponível em nosso blog. 

Importante: Para que a Sincronização 2.0 do Hiper funcione corretamente, é necessário atenção para a questão das séries fiscais, evitando a ocorrência de duplicidades na emissão de Notas Fiscais.

  • Será necessário séries fiscais independentes para emissão de NF-e no Hiper Gestão e para o Hiper Loja;
  • Todas as séries fiscais já cadastradas para NF-e na conta serão utilizáveis no Hiper Loja;
  • Para emitir NF-e no Hiper Gestão após a liberação da release, a conta receberá uma série fiscal com a sequência zerada;
  • Contas que emitem NF-e somente no Hiper Gestão não terão mudança;
  • Será possível informar em qual ambiente (Hiper Gestão ou Hiper Loja) a série fiscal será utilizada.

Outras melhorias e correções desta versão estão disponíveis no Release Notes.