Release 01/2020 (Hotfix 7.2.2.29)

Foi lançada a versão 7.2.2.29, com as seguintes melhorias e correções:

Hiper Gestão

  • O faturamento do Hiper Gestão estava permitindo a realização de vendas para clientes com bloqueio financeiro, quando o usuário que processava a venda tivesse o perfil vendedor, sem qualquer liberação extra. A partir da liberação, quando esse cenário ocorrer, a venda será encaminhada para sua tela inicial.
  • O nome de rede para uma bandeira de cartão, definido através do Hiper Gestão, não era sincronizado com o Hiper Loja e o Hiper Caixa, impedindo a finalização de operações com cartão, inclusive em cenários com POS. A partir dessa versão, essa situação não será mais apresentada.
  • Uma exceção era apresentada na emissão da Nota Fiscal Eletrônica a partir de um cupom fiscal (ECF ou NFC-e), no Hiper Gestão, impedindo a geração do documento. Esse comportamento foi corrigido para que a emissão ocorra normalmente.
  • A edição de uma NF-e cuja entrada já foi feita no Hiper Gestão não carregava a informação dos produtos incluídos no documento. Com a nova versão, essa informação será processada e apresentada na edição do documento.
  • A geração do relatório de documentos fiscais no Hiper Gestão não retornava resultados quando a coluna valor total era selecionada para exibição. Após a liberação, o relatório será gerado normalmente com a coluna selecionada.
  • O relatório Markup e custos de produtos era gerado com todos os produtos da conta, mesmo com o filtro de uma categoria específica selecionado. A partir desta versão, apenas os produtos da categoria selecionada no filtro do relatório serão apresentados.
  • O relatório de Fluxo de Caixa do Hiper Gestão não estava considerando os estornos de pagamento realizados, considerando o valor como disponível no caixa, o que causava erros na conferência. Com a nova versão, a origem do valor, que não era removida após o estorno, será retirada, deixando a movimentação correta.
  • Durante a emissão de uma NF-e no Hiper Gestão, a informação do CPF de um cliente com essa informação cadastrada não era carregada nas informações do destinatário, impossibilitando a emissão. Com esta versão, o CPF será levado caso esteja cadastrado no cliente.
  • Uma mensagem de erro era apresentada durante a configuração da conta bancária para emissão de boletos, quando a emissão de um boleto de homologação era recusada. Esse cenário foi ajustado para que não seja mais registrado.
  • Durante o cadastro da loja, apesar das informações serem preenchidas, ocorria uma mensagem de erro, devido à validação da inscrição municipal, situação necessária apenas para quem utiliza a emissão de NFS-e. A partir dessa versão, a informação será consultada apenas quando o usuário estiver com o aplicativo ativado.
  • Durante o cadastro de um produto no Hiper Gestão, caso ocorresse algum erro no processo, a informação da marca era deletada do produto, situação que foi ajustada com a liberação da nova versão.
  • Ao cancelar uma venda realizada no Hiper Gestão, sem informar o cliente, a operação era apresentada com erro na listagem de operações, apesar do cancelamento ocorrer sem menção a nenhum erro. O comportamento correto foi ajustado para que o cancelamento seja apresentado normalmente.
  • A emissão de MDF-e estava liberada para usuários sem nenhuma permissão fiscal dentro de seu perfil. Com a nova versão, a permissão foi ajustada para que a opção “Emitir nota fiscal manualmente” seja requisito para a emissão do MDF-e.
  • O faturamento de um pedido de venda através do Hiper Gestão não estava permitindo a alteração da informação do vendedor, apesar da opção estar disponível. Esse comportamento foi ajustado para que, quando necessário, o vendedor seja alterado no faturamento de um pedido.
  • O fechamento de caixa do Hiper Gestão apresentava a escolha de usuários que não têm permissão de vendedor e também que não têm mais acesso ao sistema. Esses tipos de usuários não serão mais apresentados a partir da liberação da versão.
  • A emissão de NF-e em faturamentos com itens cancelados não apresenta a informação do cancelamento, apesar de processar corretamente as informações dos itens. A partir desta versão, o cancelamento de itens voltará a ser apresentado no momento da emissão da NF-e.
  • A geração do relatório de fita de caixa no Hiper Gestão trazia as operações não concluídas, mesmo com a visualização desse tipo de informação desmarcada. Com a liberação dessa versão, a opção desmarcada não será considerada no relatório.
  • Em alguns cenários, uma bandeira de cartão de crédito excluída do cadastro ainda podia ser selecionada para a finalização de uma venda no Hiper Gestão. O comportamento foi ajustado, impedindo a exibição de bandeiras já excluídas.
  • O relatório do livro fiscal trazia a informação das chaves de acesso de NFC-e incorretamente. Em vez de buscar essa informação, era exibido o protocolo de autorização, que é diferente da chave do documento fiscal. Com a liberação da release, esse comportamento foi ajustado para trazer a informação correta.
  • Ao emitir uma NF-e de uma operação sem cliente definido, e informar um cliente pessoa física, a flag de consumidor final é bloqueada, comportamento que se repetia ao selecionar uma pessoa jurídica, quando esse bloqueio não deveria ocorrer. Com esta versão, nesses casos será possível selecionar a flag de consumidor final para pessoas jurídicas.
  • Na geração do relatório de vendas, ao selecionar NFC-e ou NF-e como número de documento fiscal, a informação não é apresentada com o relatório disponível. A partir dessa versão, o relatório irá apresentar o número do documento selecionado como filtro para o relatório.
  • Em uma emissão de nota fiscal, cuja série fiscal ainda não foi registrada, o botão de emissão era liberado, causando rejeição na nota. Com a nova versão, o botão de emissão será liberado somente com todas as informações preenchidas.
  • O relatório de pedidos de venda está apresentando o mesmo pedido conforme o número de itens adicionados a esse pedido, quando o comportamento esperado é que a informação seja apresentada apenas uma vez, independente do número de itens adicionados. Com a nova versão, esse comportamento foi ajustado.
  • A emissão de uma NF-e que contenha várias operações ocasionava a multiplicação dos itens presentes no documento pela quantidade de operações envolvidas na emissão após a nota ser sincronizada. A partir desta versão, esse comportamento não será mais registrado.
  • O cancelamento de uma devolução de vendas (registrada no Hiper Gestão, Hiper Loja ou Hiper Caixa) não realizava o estorno do lançamento da venda, dentro da devolução, além de não atualizar o saldo. Esse fluxo foi ajustado, e o cenário mencionado não se repetirá, garantindo a continuidade da devolução, e sua utilização como meio de pagamento em outras operações.
  • A geração do SPED (nos perfis A, B e C) passou por ajustes nos campos C100, C190 e D100, tanto para as informações de entradas quanto de saídas dos documentos fiscais, buscando melhor performance na entrega desses arquivos.

Hiper Loja

  • O cadastro de produto com grade após a sincronização inicial do Hiper Loja, em uma conta que ainda não tenha esse tipo de produto cadastrado foi ajustado. Até então, nenhuma opção de grade era exibida para ser inserida no produto. 
  • O acesso ao menu de Ordem de Serviço do Hiper Loja estava apresentando uma exceção, não permitindo sua abertura em alguns cenários. Com a liberação da versão, o acesso ocorrerá normalmente onde havia a exceção.
  • O cadastro de regras especiais para tributação de um produto no Hiper Loja estava causando um problema no faturamento e emissão de Nota Fiscal Eletrônica, pois algumas regras cadastradas não eram salvas por conflitar com a regra de tributação da loja onde a operação foi realizada. A partir da liberação, todas as regras especiais serão salvas e a emissão de NF-e ocorrerá normalmente de acordo com a regra necessária.
  • A realização de movimentações de estoque no Hiper Loja, seja adicionando ou removendo estoque de um produto, era informada com o nome incorreto, apesar da movimentação ocorrer corretamente, situação registrada também no Hiper Gestão após a sincronização. Com a nova versão, a nomenclatura será registrada corretamente.
  • Durante um ajuste de estoque, a quantidade era zerada assim que o usuário inicia a digitação no campo motivo. A partir dessa versão, esse comportamento foi ajustado, e a quantidade não será zerada nesses casos.
  • O cadastro e alteração de um cliente no Hiper Loja permitia informar como data de nascimento uma data futura. A partir dessa versão, a data de nascimento não poderá ser informada como uma data futura.
  • Ao gerar a nota de entrega para um pedido de venda interestadual faturado no Hiper Loja, uma mensagem alerta para a ausência da CFOP para esse tipo de operação. Mesmo assim, a entrega é finalizada. Nessa versão, a entrega não será mais finalizada, mas sim redirecionada para o início do processo.
  • A edição múltipla de preços de produtos no Hiper Loja estava zerando o preço dos produtos selecionados assim que o usuário gravasse as alterações, além de apontar um erro na sincronização. Esse comportamento foi ajustado para a gravação sem o zeramento dos preços a partir dessa versão.
  • A edição múltipla de preços de produtos no Hiper Loja estava zerando o preço dos produtos selecionados assim que o usuário gravasse as alterações, além de apontar um erro na sincronização. Esse comportamento foi ajustado para a gravação sem o zeramento dos preços a partir dessa versão.
  • Ao fechar uma alteração em formulário do Hiper Loja sem salva-la, as informações eram gravadas, e as alterações apresentadas nesse formulário. O procedimento correto é que as informações sejam salvas apenas ao clicar no botão Confirmar.
  • A consulta de endereço no Hiper Loja não indicava o local correto quando a rua tinha nomenclatura com /. Com a liberação da release, um ajuste foi realizado para que o comportamento esperado aconteça.
  • O registro de negociação em um pedido de venda no Hiper Loja apresentava inconsistência no arredondamento do cálculo das parcelas do crediário. A partir desta versão, o comportamento de outros parcelamentos no sistema será replicado, com todos os valores iguais, exceto a primeira parcela, que terá acrescida a diferença para completar o valor total.
  • A alteração de informações de um produto através de um Hiper Gestão não surtia efeito no Hiper Loja, no cenário em que a conexão de internet utilizada era através de um modem 3G. Com a liberação da release, independente do tipo de conexão, as informações serão sincronizadas.
  • Em alguns cenários, produtos que foram excluídos da devolução eram considerados para os campos valores totais, saldo, além da tela de relatórios. Esse comportamento foi ajustado para que as informações sejam apresentadas levando em consideração apenas os itens informados na devolução.
  • As devoluções registradas através do Hiper Loja estavam duplicando durante a confirmação. Isso geralmente ocorria quando o usuário apertava o atalho de confirmação mais de uma vez. Para que esse comportamento não se repita e crie devoluções em duplicidade, o botão de confirmação será travado após o primeiro clique.
  • A utilização de uma devolução como meio de pagamento no Hiper Loja apresentava informações de saldo e status divergentes com o Hiper Gestão. A partir desta versão, a sincronização dos lançamentos acontecerá com o saldo e o status atualizados de maneira independente no Hiper Gestão e no Hiper Loja, evitando o conflito de informações.

Hiper Caixa

  • Algumas devoluções de venda criadas no Hiper Caixa e que tenham saldo em aberto para utilização futura, não estavam liberadas para utilização em outra operação, mesmo estando com essa situação no Hiper Loja. Com a essa versão, o cenário não será mais registrado, e o saldo da devolução será utilizado normalmente.
  • Em um cenário apenas com Hiper Gestão e Hiper Caixa, as devoluções cadastradas em sequência no Hiper Caixa não eram registradas com números sequenciais. Com a nova versão, os números das devoluções registradas no Hiper Caixa será sequencial.