Primeiros passos com o Hiper: como o assistente de configuração auxilia na implantação

A configuração de uma conta nova do Hiper para um cliente é um dos processos mais importantes realizados pelo Hiperador durante a implantação. Afinal, esse processo realizado com sucesso garante uma experiência de uso melhor para o cliente. Pensando nisso, foi disponibilizado o assistente de configuração inicial do Hiper.

Essa página, apresentada no primeiro acesso do cliente, tem o intuito de auxiliar o Hiperador nas primeiras configurações da nova conta. Ou seja, todos os novos clientes passarão por esse processo obrigatoriamente. Com isso, seguindo apenas um fluxo é possível informar os dados do estabelecimento, solicitar o Hiper Pay e configurar o certificado digital.  E após a conclusão do processo, o assistente não é mais exibido.

Como funciona esse processo?

Ao fazer o primeiro login na nova conta do Hiper Gestão, durante a implantação, o Hiperador receberá uma mensagem de boas-vindas, indicando o início do processo das configurações iniciais da loja.

Após iniciar o processo, a primeira etapa que deve ser realizada é o preenchimento dos dados da loja, que são divididos em três partes:

Dados Gerais

Nos dados gerais é obrigatório informar o CNPJ, a Razão Social, o Nome fantasia, a Inscrição estadual (IE) e ainda pode ser informado o Apelido (como carinhosamente será localizada a loja dentro no Hiper), o SUFRAMA, a Inscrição Municipal e o melhor telefone do estabelecimento.

Após informado o CNPJ do estabelecimento, automaticamente são preenchidos: a Razão social, o Nome fantasia e o Telefone.

Endereço

O campo de endereço tem como informações obrigatórias o CEP, o Endereço, o Número, o Bairro, o Estado e a Cidade e ainda pode ser informado o Complemento de estabelecimento.

Após informado o CNPJ ou CEP do estabelecimento, automaticamente são preenchidos: o Endereço, o Bairro e o Complemento.

Regime tributário

E por último, são inseridas as informações tributárias do estabelecimento, como por exemplo o Regime tributário e o CSOSN e Alíquota do Simples Nacional para os clientes optantes deste regime tributário. É importante que esses dados sejam confirmados pelo contador responsável pela loja.

Hiper Pay

A segunda etapa dentro do assistente de configuração inicial é a configuração do Hiper Pay. Esta etapa pode ser avançada utilizando o botão “Pular esta etapa”. Agora se preferir, os dados para o credenciamento do Hiper Pay podem ser preenchidos. Para entender como funciona essa etapa, acesse o artigo sobre o credenciamento, presente na Central de Ajuda.

Certificado Digital

A terceira etapa (que também pode ser avançada caso necessário) é a configuração do certificado digital. A configuração é muito simples, o usuário deverá informar se o tipo do certificado é A1 ou A3.

Se o certificado for A1, deverá ser informado o caminho do certificado digital (local na máquina física do cliente) e a senha do certificado digital. Você pode entender nesse artigo como o certificado digital A1 pode ser inserido.

Agora, se for A3, não precisa ser informado mais nada no Hiper Gestão, basta continuar as configurações dentro do Hiper Loja. Esse artigo da Central de Ajuda mostra como é feita a configuração desse tipo de certificado digital no Hiper.

Para sair das configurações iniciais, o usuário deve clicar em “Começar a usar o Hiper”.

Pronto! A loja está pronta para ser utilizada! Você também pode entender como funciona o assistente de configurações iniciais do Hiper funciona através do vídeo abaixo, produzido pela equipe de treinamento: