Pacote de atualizações | 18/09/2023

Hiper Caixa

COMPLIANCE FISCAL

  • CUPOM FISCAL ELETRÔNICO – CF-e: Foram feitas algumas alterações acerca da emissão do Cupom Fiscal eletrônico – CF-e pelo SAT SP e pelo MFE CE e agora é possível:
  • Cancelar o CF-e em até 30 minutos após sua emissão: o prazo para o cancelamento do CF-e (SAT e MFE) deixou de ser o último CF-e emitido, podendo ser cancelado em até 30 minutos contados a partir do horário da sua emissão.
  • Reimprimir o CF-e: Se necessário, o Hiper passou a permitir a reimpressão de um CF-e (SAT e MFE)  já impresso. No Caixa, em Operações PDV, foi incluído o botão Reimprimir que viabiliza gerar novamente o extrato do CF-e.
  • Enviar o CF-e por e-mail: Também é possível encaminhar o CF-e (SAT e MFE) emitido para o e-mail do cliente, assim no Caixa, em operações PDV, foi adicionado o botão Enviar e-mail.

Outras alterações aplicadas apenas para o MFE Ceará: 

  • Módulo Fiscal eletrônico MFE Ceará versão 0.09: o Estado do Ceará implementou a versão 0.09 do MFE, o Hiper já está habilitado com os requisitos dessa nova versão.
    Vale ressaltar que o estado de SP não implementou a versão 0.09 conforme a Especificação Técnica de Requisitos SAT 2.30.03.
  • Informação da Credenciadora do Cartão
    A partir da nova publicação da Especificação Técnica de Requisitos do CF-e, no Ceará o MFE passou a exigir as informações da credenciadora do cartão de crédito no arquivo xml do CF-e, e para isso é necessário cadastrar o Nome da Rede nas configurações do Hiper. O processo de cadastramento do Nome de Rede está descrito aqui.

Hiper Gestão

CORREÇÕES

  • Ajustamos o comportamento de emitir NFe de transferência com CFOP 5152/6152, onde era trazido o CST 41 quando o CFOP possuía regra fiscal configurada. A partir de agora será trazida a regra fiscal do CFOP 5152/6152 e caso não tenha regra fiscal específica será utilizado por padrão o CST 41.
  • Atualizamos a tabela de credenciadoras do Hiper Gestão, Hiper Loja e Hiper Caixa.
  • Ajustamos o comportamento de emissão de NFe para destinatários do Exterior, onde era retornado erro solicitando o preenchimento dos campos de Local de Embarque. A partir desta versão só será solicitado o preenchimento do campo se o tipo de venda estiver como diferente de ‘presencial’.
  • Corrigimos um comportamento no cálculo do preço de custo de itens com grade.
  • Realizamos ajustes no Hiper Gestão, no comportamento de validação das licenças contratadas do Hiper Loja e Hiper Caixa. A partir desta atualização, só será permitido o acesso de aplicações do Hiper Loja e Hiper Caixa que possuam a flag de permitir conexões ativa na tela de Conexões do Hiper. Caso a máquina não tenha acesso, basta liberar o acesso e reiniciar o aplicativo de sincronização para liberar o acesso.
    Em alguns casos, o licenciamento antigo do Hiper Loja e do Hiper Caixa precisa ser atualizado. Para isso, basta desativar as conexões do Hiper Gestão e acessar os aplicativos novamente.Conforme este passo a passo:1. Acesse o Hiper Gestão > Configurações > Conexões do Hiper.
    2. Desabilite todas as conexões e salve.
    3. Por fim, sincronize o Hiper Loja ou o Hiper Caixa e tente o login novamente.
  • Ajustamos o comportamento da opção de ‘Permitir Conexões’ da tela de Configurações > Conexões do Hiper.
  • Realizamos ajustes no cálculo do frete e despesas acessórias incluídas manualmente na entrada de nota fiscal de compra através da tela Fiscal > Lançar documento fiscal.
  • Ajustamos um comportamento para ser realizada a validação de autorizações de xmls duplicadas nos cadastros de clientes, fornecedores e demais entidades. A partir desta versão, será validado se já existem cadastros duplicados no Hiper Gestão e Hiper Loja.

Hiper Caixa e Hiper Loja

  • Ajustamos um comportamento na pesquisa de itens com letras e números no Hiper Caixa. A partir desta versão, será possível realizar a pesquisa corretamente.
  • Corrigimos um erro na sincronização ao cadastrar produtos pelo Hiper Loja através do Hiper Connection. A partir desta versão os produtos irão sincronizar corretamente.
  • Ajustamos um comportamento ao sincronizar CNPJs de autorização de xml com pontuação no Hiper Loja para o Hiper Gestão. A partir desta atualização, os cadastros serão sincronizados sem erros.

MELHORIAS

  • Criamos uma coluna com a exibição da versão da aplicação do Hiper Loja e Caixa na tela de Configurações > Conexões do Hiper.
  • Delimitamos o cadastro de série fiscal conforme o modelo de documento fiscal emitido em cada sistema (Hiper Gestão, Hiper Loja e Hiper Caixa) para evitar cadastros de séries indevidos.
  • Realizamos algumas alterações no relatório de ‘Posição de estoque da Loja’ visando melhorar o tempo de resposta do relatório. As principais alterações foram:
    – A obrigatoriedade do filtro de Loja;
    – O ajuste na coluna código de barras para produtos com grade, agora quando o item não possuir código de barras a coluna será trazida em branco.
    – Criação de uma coluna de ‘Última movimentação’ que passará a exibir os valores das movimentações a partir desta atualização, não sendo preenchida de forma retroativa.
    – E outras melhorias no desempenho.
  • Adicionamos um efeito de loading no dashboard de faturamento, enquanto carrega os dados dos clientes. Também, corrigimos a visualização do gráfico que em telas maiores não ficava responsivo.
  • Padronizamos as telas de “Posição de estoque” e “Movimentação de estoque”, e alteramos o “Busca Avançada” para “Exibir Filtros e Ocultar Filtros”. Também adicionamos a função de exibir visualmente os filtros utilizados no “Exibir filtros”, para facilitar a visualização dos dados e dos filtros na mesma tela. Os filtros ficarão exibindo através do “Buscando por”. 

LOVE FEATURES:

  •  Adicionamos o campo de pesquisa rápida no Hiper Caixa, na tela de “Seleção de pedidos de venda (DAV)”. A partir desta atualização, será possível localizar o pedido através do nome do cliente ou do número do pedido de venda. A forma de busca será o “contém”, ou seja, digitando “2”, deverá listar os pedidos “G000000002” e “L000000002”.
  • Adicionamos a funcionalidade para compartilhar pedidos de venda, pedido de compra e nota fiscal via WhatsApp, no Hiper Gestão e no Hiper Loja:
    – Orçamento/Pedido de Venda: Só enviará pedidos com status de orçamento, pedido de venda, faturado e cancelados para as lojas que não são do estado de SC. Para as lojas do estado de SC, só poderão ser enviados os pedidos com status “não faturado” ou “finalizados”. Será enviado o PDF em anexo.
    – Nota Fiscal Eletrônica/MDFe: Adicionamos a funcionalidade de compartilhar dentro da tela de “Documentos Fiscais” (Loja e Gestão)  e também, na tela de “Listagem de operação” (Gestão). Só enviará Nota Fiscal Eletrônica autorizada e MDFe autorizado. Será enviado o PDF e o Xml dos documentos anexados.
    – Pedido de compra: Adicionamos a funcionalidade de compartilhar pedido de compra dentro do Hiper Loja, no menu “Vendas – Pedido de compra”. Será enviado o PDF em anexo.
  • Envio da NFE via WhatsApp no Hiper Loja.
  • Enviar pedido de venda via WhatsApp – Hiper Gestão
  • Enviar NFE via WhastApp tela de listagem de operação – Hiper Gestão
  • Enviar NFE via WhatsApp na tela de documentos fiscais – Hiper Gestão