DIFAL: a importância desse cálculo na emissão de uma nota fiscal

Neste artigo, vamos falar sobre a inclusão do campo DIFAL na interface do cabeçalho da Nota Fiscal no Hiper Gestão e Hiper Loja.

O que é o Diferencial de Alíquota de ICMS (DIFAL)

O diferencial de Alíquota de ICMS, o DIFAL, é o recolhimento correto do ICMS, e deve ser usado em operações de transporte interestadual, quando o destinatário não é contribuinte do ICMS. 

O ICMS é um imposto estadual, onde cada unidade federativa estabelece a alíquota que será recolhida a título de “Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”.

Há alguns anos vem sendo regulamentado, com o objetivo de estabelecer justiça tributária entre os estados do Brasil, já que as tarifas de ICMS são diferentes entre cada unidade federativa e acarreta em uma guerra fiscal entre os estados.

Inclusão do campo DIFAL no cabeçalho da Nota Fiscal

Atualmente no Hiper Gestão e Hiper Loja, a escrituração de documentos fiscais de entradas de terceiros, não dispõe de um campo para a inclusão do DIFAL, o que resulta em escriturações realizadas de maneira incorreta, onde o custo é registrado incorretamente. 

Hiper Gestão

Foi implementado na interface do cabeçalho da Nota Fiscal o campo do valor do Difal, o qual será referente ao total do DIFAL, calculado na nota fiscal, podendo ser alimentado manualmente ou através da leitura do arquivo XML. 

Veja nas imagens abaixo o campo do DIFAL implementado: 

 

Hiper Loja

No Hiper Loja, o campo DIFAL, foi criado a nível de item, na interface de escrituração do documento fiscal, conforme imagens abaixo:

 

OBS: O campo poderá ser editado e será limitado a duas casas decimais por se tratar de um imposto.

Inclusão via arquivo XML

Na escrituração através de importação de arquivo XML, o Hiper irá ler no arquivo o valor do DIFAL e preencher no campo “valor do DIFAL”.

O campo no arquivo XML será o “vICMSUFdest”, este campo é a nível de item.