O Hiper tem uma nova sincronização de dados

Hands working on a laptop on the table

Em um sistema que trabalhe com as informações online e offline, o serviço de sincronização de dados é fundamental para que os dados estejam disponíveis a qualquer momento, independente do cenário. É a sincronização que mantém a consistência desses dados sem interferir na usabilidade do sistema.

No Hiper, é através da sincronização que dados, operações, documentos e outras informações são trocadas entre o Hiper Gestão, o Hiper Loja e o Hiper Caixa. Neste artigo vamos falar sobre a nova sincronização de dados do Hiper, que será disponibilizada gradualmente a partir da release 01/2020.

Sincronização de dados 2.0

A sincronização de dados do Hiper foi totalmente redesenhada para que toda a troca de informações dentro do sistema ocorra com mais agilidade, confiabilidade e solidez. Tudo isso com o mínimo de interferência no uso do Hiper. Para que isso seja garantido, toda a sincronização continua ocorrendo em segundo plano, porém, o acompanhamento que era feito através do monitor de sincronização foi ampliado, com a criação de um menu, no Hiper Loja.

Em meio às novidades, algo que permanece no Hiper Loja é a sincronização inicial, que continua com as informações apresentadas logo após o primeiro login. Porém, o fluxo acontece nesta sequência:

 

  1. Baixa de registros: Momento em que o Hiper Loja recebe os registros de categorias de produtos, centro de custo, centro de lucro, CFOP, cidade e classificação da entidade;
  2. Envio de registros: Após baixar os dados, o Hiper Loja envia os registros sobre carta de correção, categorias de produtos, configurações da conta, documentos a receber, estoque, além do histórico de envios de e-mail;

E caso exista alguma pendência?

Independente se ocorrer no envio ou na baixa dos registros, caso alguma pendência seja registrada, um alerta será exibido na tela de sincronização indicando a necessidade de atenção para os registros em questão. Através deste alerta é que será possível verificar qual a situação que precisa ser revisada, indicando quais registros em que a pendência está e a ocorrência que gerou o alerta.

Quando a sincronização ocorrerá automaticamente?

A cada 15 minutos, o Hiper fará uma verificação de rotina, buscando registros que precisam ser enviados e/ou baixados. Caso exista alguma informação que precise ser levada de um aplicativo a outro, então a sincronização será executada.

Porém, a grande novidade sobre a sincronização, além do menu específico no Hiper Loja, é a possibilidade da realização da sincronização manual. O botão Sincronizar agora, disponível na tela de acompanhamento dará início ao processo caso existam informações com necessidade de sincronização. 

Mas atenção, a sincronização manual será permitida apenas a cada cinco minutos. Após o processo finalizado, o botão de sincronização não estará disponível para seleção dentro do menu durante esse tempo.

Existem outras formas de monitoramento da sincronização?

Além de todos os pontos apresentados ao longo deste artigo, a sincronização de dados do Hiper pode ser monitorada através das próximas sincronizações e do histórico de sincronizações:

  • Próximas sincronizações: Nesta tela será possível verificar as categorias que serão sincronizadas, a quantidade de registros e o horário em que o processo irá ocorrer. na fila é possível iniciar manualmente a sincronização. Caso ela já esteja em andamento, as mesmas informações são apresentadas, mas com o percentual já sincronizado e sem o botão da sincronização manual;
  • Histórico de sincronizações: As sincronizações realizadas durante o dia serão apresentadas na aba de histórico do menu de sincronização do Hiper. Os registros de sincronização dos últimos três dias também serão apresentados, caso seja necessário verificar alguma outra informação.

Ainda tem dúvidas sobre a nova sincronização de dados do Hiper? Preparamos o vídeo abaixo com todos os detalhes do processo. 

Assim que a release 01/2020 for liberada, a atualização gradual será explicada.