MDF-e: como esse documento auxilia no controle das cargas transportadas

O Manifesto Eletrônico de Documentos (MDF-e) é um tipo de documento fiscal que está em vigor desde o último trimestre de 2014, e foi criado para facilitar o controle dos documentos de cargas transportadas, não só pelas empresas especializadas no transporte, mas também por empresas que fazem esse serviço para as mercadorias comercializadas, através de caminhões, vans, ou até mesmo com veículos alugados (motoristas autônomos).

Um dos requisitos importantes para a emissão do MDF-e é a emissão de NF-e das vendas realizadas. 

Ou seja, o MDF-e vai agrupar os documentos fiscais relacionados às cargas transportadas, facilitando a fiscalização, apresentando um documento em vez de várias notas fiscais, o que é demorado e confuso.

Como emitir MDF-e através do Hiper

Por ser um documento fiscal, a emissão do MDF-e demanda algumas configurações normais para esse tipo de situação, como ter um certificado digital (modelo A1) e também ter uma série fiscal cadastrada para a emissão do manifesto. 

Com essas configurações realizadas, é possível realizar a emissão. O vídeo abaixo dá mais detalhes de como funciona esse processo:

Novidade: MDF-e disponível no Hiper Mini

A principal novidade sobre o MDF-e no Hiper não está em nenhuma parte da configuração ou emissão do manifesto, mas sim no tipo de plano que o usuário tem. 

Até então, a funcionalidade estava disponível para contratação na Loja de Aplicativos apenas para quem utilizasse o Hiper Gestão, no plano completo.

Dentro da release de novembro (conheça aqui como é o processo de liberação), a contratação e utilização do emissor de MDF-e será liberada para os usuários que assinam o Hiper Mini. 

Para isso, basta ir à Loja de Aplicativos da conta e solicitar a contratação do aplicativo.

Ou seja, usuários do Hiper Mini que fazem o transporte (próprio ou alugado) de suas vendas agora poderão fazer a emissão do MDF-e e garantir o controle das informações sobre as cargas transportadas.