Minimização do Hiper Loja: como executar operações que serão descontinuadas

Businessman scanning product with bar code reader

O projeto de minimização do Hiper Loja prevê a saída de algumas funcionalidades do aplicativo. Com isso, elas deverão ser executadas dentro do Hiper Gestão. Nesse artigo, vamos apresentar como as operações que serão descontinuadas do Hiper Loja na primeira fase do projeto podem ser executadas no Hiper Gestão, pelo fato de já estarem implementadas.

Relembrando, na Release 03/2020, serão retiradas do Hiper Loja as seguintes funcionalidades:

  • Cadastro de produto
  • Movimentação de estoque
  • Entrada de nota
  • Emissão de nota manual
  • Consulta de documentos fiscais
  • Cadastro de devolução

Todas essas funcionalidades já existem dentro do Hiper Gestão, e podem ser executadas, de acordo com os materiais indicados abaixo.

Cadastro de produto

O cadastro de um produto é uma das etapas mais importantes na rotina do varejo. Através dele, todas as informações relacionadas a determinado produto são inseridas, garantindo que os dados necessários para a venda, controle de estoque e apuração de impostos sejam feitos corretamente. Os artigos abaixo, disponíveis na Central de Ajuda, mostram as etapas necessárias para o cadastro de produtos simples, produtos com grade e kits de produtos.

Movimentação de estoque

As movimentações de estoque acontecem automaticamente na maioria das operações realizadas dentro do Hiper. Porém, é possível registrar movimentações, ajustes e transferências de estoque através do Hiper Gestão. Esses artigos da Central de Ajuda mostram o passo a passo de cada uma dessas funcionalidades.

Entrada de nota

A entrada de uma nota fiscal de compra representa o acréscimo no estoque de produtos para venda. No Hiper Gestão, o lançamento de uma nota pode ocorrer através de um arquivo XML (importação do arquivo ou baixando através da chave), ou pode ser feito manualmente. Entenda o processo através do artigos abaixo, disponíveis na Central de Ajuda.

Emissão de nota manual

Além da emissão de uma nota fiscal após uma operação de venda, fluxo padrão do Hiper Gestão, também é possível emitir uma nota manualmente. Ou seja, avançando passo a passo, etapa por etapa, você emite uma nota fiscal, gerando contas a receber, movimentando estoque, entre outras situações que são reflexo de uma operação. O vídeo abaixo traz mais detalhes de como esse processo pode ser feito no HIper Gestão.

Consulta de documentos fiscais

A consulta dos documentos fiscais emitidos também será descontinuada no HIper Loja. Com isso, será possível verificar o status das notas, além das principais informações, através do menu Fiscal do Hiper Gestão. O exemplo abaixo mostra como é simples realizar essa tarefa através do Hiper Gestão.

Cadastro de devolução

Outra funcionalidade que não estará mais disponível no HIper Loja após a Release 03/2020 é o cadastro de novas devoluções. Ou seja, o Hiper Gestão deve ser usado para o registro de novas devoluções de venda. O artigo Como emitir nota de devolução no Hiper Gestão também fala sobre a etapa do cadastro de devolução.

Importante: A utilização da devolução como meio de pagamento seguirá ativa dentro do Hiper Loja.

Mesmo antes da liberação da Release 03/2020, a indicação é que essas funcionalidades listadas acima já sejam executadas através do Hiper Gestão, servindo como adaptação à minimização do Hiper Loja.

Em breve, vamos trazer um material completo com as novas funcionalidades que serão criadas no Hiper Gestão em função do projeto.