Entenda a preparação do Hiper para a minimização do Hiper Loja

Computer programming specialist working on desktop computer and composing web code while carrying out task from order in office

A minimização das funcionalidades do Hiper Loja é um projeto que vai além da retirada ou migração de operações para o Hiper Gestão. Toda uma estrutura precisa estar preparada para esse movimento, além da previsão de escalabilidade do sistema, garantindo aspectos importantes no dia-a-dia dos usuários.

Separamos a preparação em algumas perguntas que buscamos responder dentro do time de tecnologia da Hiper.

Qual é o papel do time de tecnologia?

Nossa missão é manter um alto nível de satisfação dos nossos clientes e parceiros através de uma aplicação estável e garantir o crescimento sustentável do produto através de uma infraestrutura que suporte o volume de usuários. 

Para que isto aconteça nós atuamos com projetos de melhoria mais complexos mas também temos um trabalho diário de monitoramento, análise e ajustes que visam garantir a saúde da aplicação. Além disso, somos responsáveis por executar as demandas que chegam do time de planejamento, ou seja, desenvolver as funcionalidades e correções no produto.

Quais as premissas que o time de tecnologia precisa garantir?

Buscamos trabalhar com as seguintes premissas: alta disponibilidade, segurança e tempo de resposta. Nosso dia-a-dia é planejado para garantir que estes três conceitos sejam atendidos. Sabemos que ainda temos um caminho importante a percorrer mas temos trabalhado para evoluir nestes aspectos.

Quais os benefícios da minimização do loja para estabilização?

Olhando pela ótica do time de tecnologia o maior impacto será em reduzir a sobrecarga na infraestrutura de sincronização. Sabemos que é um ponto bastante delicado e que tem tido uma série de reclamações. Essa estrutura é muito complexa e queremos simplificá-la para garantir qualidade.

Além disso, ao nos concentrarmos mais em uma única aplicação acabamos conseguindo direcionar nossos esforços de uma maneira mais efetiva buscando ter um produto cada vez mais estável e entregando valor. 

E que projetos estão sendo planejados pra tornar o Hiper cada vez mais estável?

Antes de falarmos de tecnologia é importante frisarmos que nos últimos meses temos buscado organizar o nosso time com novas vagas e uma estrutura que permita aos profissionais atuar de maneira mais dedicada naquilo que é prioridade. Sabemos que produtos são feitos por pessoas e precisamos ter muita atenção neste ponto.

Em termos de tecnologia temos projetos voltados à sincronização e banco de dados. Ambos são recursos muito críticos e que acabam impactando diretamente na experiência do nosso usuário. Considerando as premissas de alta disponibilidade, segurança e tempo de resposta temos em execução alguns trabalhos mais rápidos e pontuais e alguns projetos complexos que serão executados em etapas durante os próximos meses. Poderemos sentir melhoras gradativas ao longo dessas mudanças previstas.

Considerações finais

O mundo da tecnologia é bastante imprevisível apesar de ser considerada uma ciência exata. Nosso dia-a-dia envolve riscos e possibilidade de eventualidades. O que procuramos fazer é estar cada vez mais à frente e preparados para este tipo de situação. Queremos garantir um produto Hiper cada vez mais estável e seguro. E posso garantir que estamos trabalhando pra isso.

Você também pode assistir ao vídeo abaixo, onde falamos sobre os aspectos que abordamos no texto: