Confira as novidades na plataforma

Foi lançada uma nova versão do Hiper Gestão, Hiper Loja e do Hiper Caixa (versão 7.2.2.94) com as seguinte atualizações:

 

HIPER GESTÃO

Em Contas a Receber, quando uma venda era faturada no cartão de crédito em mais de uma parcela, a data de vencimento ficava automaticamente para o primeiro dia de cada mês. A partir de agora, as datas das parcelas serão atreladas ao dia em que for realizada a emissão.

A fim de melhorar a usabilidade dos nossos clientes e parceiros, ainda nessa tela de Contas a Receber, o sistema mostrará o último filtro usado para o usuário para que, caso deseje, possa continuar de onde parou. 

Também em Contas a Receber, foi corrigida um comportamento e, a partir de agora, os juros passam a ser calculados iniciando no período correto, ou seja, a partir do primeiro minuto do dia seguinte ao vencimento. 

Em Contas a Pagar, ao realizar um lançamento de quitação um erro acabava criando duplicidades. Ao estornar uma conta também havia esse comportamento indesejado. A partir de agora, as situações foram corrigidas e o sistema atuará da forma correta. 

Ainda em Contas a Pagar, ao emitir uma nota de entrada ela será gerada com os dados do fornecedor. E, na nota de saída manual, o arquivo gerado passará a contar com os dados dos clientes. 

Quando um produto é retornado para a loja, por alguma desistência do cliente, o valor entra como crédito, mas não deve ser contabilizado no relatório de vendas como nova venda feita. A partir de agora, a tela de Faturamento da Dashboard não vai mais contabilizar esse valor em vendas realizadas. 

Aplicamos uma melhoria de performance no menu Vendas > Clientes cadastrados” para que nossos parceiros e clientes consigam extrair os dados de forma customizada, podendo escolher as informações que serão mostradas na tela. 

Identificamos um erro ao gerar o Relatório de Vendas realizadas por devolução e meios de pagamento. Essa situação foi corrigida e agora o relatório será exibido corretamente. 

Corrigido o erro que fazia a venda no crediário aparecer de forma incorreta no Relatório de lançamentos bancários. A partir dessa atualização, a parcela do crediário aparecerá de forma correta. 

Após registro de transferência de mercadorias na opção Estoque > Transferências, clicando em emitir Nota Fiscal e, na emissão da NF-e na aba “Produtos” será possível a edição desses produtos para atender as regras tributárias de acordo com UF do usuário. 

Ao emitir NF-e pelo Faturamento, informando mercadoria que incide o ICMS ST, em saídas interestaduais destinado a contribuintes do ICMS para seu uso, consumo ou ativo imobilizado (consumidor final) o Hiper deverá calcular o ICMS ST. Hoje, esse cálculo vem sendo feito considerando a MVA cadastrada no produto. No entanto, a partir de agora o cálculo deve ser por diferencial de alíquotas sempre que for clicada na opção “Venda para uso ou consumo” ou “Consumidor final (nota fiscal para consumo próprio)”.

Ao emitir NF-e pelo Faturamento (Vendas > Faturamento) ao informar cliente contribuinte do ICMS como destinatário, com mercadoria com ICMS ST, em operações interestaduais, é emitida a informação de rejeição de código 874, que refere-se ao preenchimento incorreto da tag <pFCP> na NF-e. A partir de agora, o sistema emitirá a NF-e com valor na tag <pFCPST>.

Ao editar um produto com quantidade com valores decimais em NF-e, pelo menu Fiscal > Emitir Nota Fiscal as casas após a vírgula (casas decimais) passam a ser informadas sem arredondando.

Ao tentar emitir Nota com algum tipo de conversor de unidade de medida definida no cadastro do produto, o sistema deverá calcular corretamente o valor unitário da mercadoria pela quantidade informada já convertida pelo conversor de unidade de medida.

Ao emitir NF-e manual, em Fiscal > Emitir Nota Fiscal, o sistema vai respeitar a baixa de estoque conforme o local selecionado. 

Na emissão de NF-e complementar, na opção Ações > Nota Complementar quando se seleciona o menu Fiscal > Documentos fiscais no Gestão o sistema passa a permitir o envio de valor de base de cálculo do produto e, assim, permite enviar o valor de ICMS a ser corrigido. Essa atualização é importante para quem precisa complementar valores de base de cálculo do ICMS e Valor do ICMS e isso passa a ser demonstrado no grupo “Totais de impostos”, na tela de “Produtos” da emissão da NF-e, igualmente na DANFE de campos de mesmo nome e no XML nas suas tags próprias.

Ao realizar a emissão manual de uma NF-e e autorizar a mesma no certificado A3 do Hiper Loja, o sistema não manterá essas informações na tela, deixando o espaço pronto para receber uma nova emissão de NF-e. Dessa forma, o usuário economiza tempo e pode já iniciar uma nova emissão. 

Na emissão manual de NF-e se o cliente indicado for estrangeiro, na aba de transporte será obrigatório o preenchimento dos campos UF e Município de embarque sempre que a nota for de saída. 

O sistema não mais retornará uma mensagem de erro quando uma nota XML for importada com algum produto cujo número de série já cadastrado.  

Em situações específicas o Hiper não gerava o SPED Fiscal Perfil B apresentando erro desconhecido. O problema foi corrigido e o arquivo é gerado normalmente.

Corrigido o comportamento do campo de senha que passa a aparecer não preenchido. 

Identificamos uma instabilidade na emissão de boletos de mensalidade para clientes. O comportamento foi corrigido. 

Na configuração da conta bancária para emissão de boletos, o campo de inserção do dígito da agência foi habilitado para permissão de digitar verificador alfanumérico, onde antes somente era permitido números.

Ao tentar homologar o sistema para emissão de boletos, na área de Homologação Bancária, nosso cliente recebia uma mensagem de erro ao tentar gerar um boleto. A situação foi corrigida e o comportamento normalizado. 

Corrigido o comportamento que dava erro ao tentar importar o arquivo de retorno do banco. 

Agora é possível editar o IPI de vários produtos corretamente usando casas decimais, a partir da função Editor Múltiplo de Produtos

A partir de agora, se um produto em grade tiver uma parte da grade excluída, o sistema entenderá essa exclusão e não retornará mensagem de erro, passando a sincronizar corretamente para o Hiper Loja. 

Ao editar um produto (não importa se grade simples ou composta) e informar uma nova regra de ICMS, essa irá substituir a anterior e passará a valer para o produto. 

HIPER LOJA

Para vendas feitas a partir de meia-noite, o sistema perguntará em qual turno essas vendas devem ser cadastradas. Clicando no botão “Permanecer (F10)”,  os dados ficarão no mesmo turno que o usuário estava operando. Caso clique no botão “Iniciar novo turno (F12)”, as informações passam a constar do turno seguinte. 

Inserção para correta sincronização do CEST no banco de dados do Hiper Gestão para o Hiper Loja. 

HIPER CAIXA 

Identificamos uma instabilidade em algumas Vendas com relação ao cálculo do valor de PIS e COFINS quando emite-se Cupom Fiscal Eletrônico – CF-e por meio do S@T. Atuamos para que esse comportamento não se repita. 

CATÁLOGO DIGITAL 

Tem novidade no Catálogo Digital. Todas as categorias de produtos passam a ser exibidas em ordem alfabética e, caso não haja produto cadastrado, será apresentada uma mensagem informando que não há produto na categoria.