Conexões do Hiper: como a configuração do Hiper Loja reflete no tráfego dos dados

Man working on laptop computer

A configuração de todo o ambiente para que um cliente utilize o Hiper conta com várias etapas. Aqui mesmo no Blog de Produto já abordamos a configuração da máquina e os primeiros passos da configuração da conta que será utilizada. Neste artigo vamos falar sobre as conexões do Hiper Loja e a importância delas para o bom funcionamento do Hiper.

O servidor

Para iniciar o assunto, é importante identificarmos a importância do servidor para a utilização do Hiper Loja. É através dele que todas a comunicação das informações ocorre entre o Hiper Loja e o Hiper Gestão, seja para envio ou recebimento desses dados, como cadastro de produtos, clientes, movimentações de estoque, operações de venda, entre outras.

No computador informado como servidor do Hiper Loja é que está inserido o serviço de sincronização, Hiper SyncLoja, responsável pela troca de informações. Ou seja, a partir dele é que as informações serão enviadas para a base local, nos computadores informados como ponto adicional do Hiper Loja.

Para garantir que a sincronização funcione corretamente, e os dados trafeguem entre o servidor e os pontos adicionais do Hiper Loja, o recomendável é que cada filial registrada na conta Hiper tenha um servidor registrado no Hiper Loja, e os demais computadores do ambiente sejam utilizados como ponto adicional.

Ou seja, com um computador responsável por toda a comunicação das informações, a sincronização de dados acontecerá de forma mais coesa, diferente de quando há vários servidores no mesmo local, e todos tentam enviar dados ao mesmo tempo, congestionando a infraestrutura do cliente e da Hiper.

Novidade – Aplicativo para servidor adicional

Caso exista a necessidade de mais servidores em uma mesma filial, será possível contratar o aplicativo Hiper Loja servidor adicional, disponível na Loja de Aplicativos, dentro do Hiper Gestão.

Com o aplicativo ativado na conta que necessita de mais um servidor além do padrão, será possível identificar um outro computador como servidor do Hiper Loja para aquela filial.

Como é feito o controle das conexões

Para controlar qual computador está configurado como servidor dentro de uma loja, a opção Conexões do Hiper, que já fazia esse trabalho com o Hiper Caixa, contará com uma aba específica para o Hiper Loja.

Através dessa aba será possível gerenciar as conexões do Hiper Loja, de acordo com o número de filiais contratadas no plano do cliente. Por padrão, caso não exista nenhum servidor adicional contratado, será possível informar um servidor por filial. Além disso também será possível gerenciar essas conexões, permitindo ou não a conexão daquela máquina como servidor do Hiper Loja.

Caso seja feita uma reinstalação do Hiper Loja, ou então uma troca da base, é necessário que a estação antiga que estava conectada tenha a conexão bloqueada, e permitida para a nova estação criada, através do Hiper Gestão.

Nesse artigo disponível na Central de Ajuda, você poderá entender como funciona o controle de conexões para o Hiper Loja.

Importante: Algumas funcionalidades são exclusivas do Hiper Loja e não sincronizam com o Hiper Gestão. Com isso, ao utilizar um servidor adicional, as operações realizadas nessas funcionalidades, em um dos servidores, precisa ser replicada manualmente na base de dados do outro servidor.

Funcionalidades exclusivas do Hiper Loja

Desagregação de produtos
Impressão de etiquetas térmicas
Pré-venda
Consignação
Ordem de produção
Ordem de serviço