Imagem de uma camiseta amarela sobre uma mesa branca com pequenas caixas de encomenda ao redor e um notebook. Por cima da imagem, uma pessoa vestindo camisa azul fotografa a mesa com uma câmera.

Comece a vender online com a Dooca

Para quem nunca vendeu pela internet ou para quem tem loja física e quer se aventurar nas vendas online, até mesmo para aqueles que vendem pelas redes sociais, a Dooca é uma plataforma de e-commerce onde você pode montar e gerenciar sua loja.

Você não precisa ter conhecimento fiscal, contábil e muito menos entender de código e programação que um site de vendas online exige. Caso tenha um CNPJ ativo, vendendo fisicamente, e quer explorar o mercado digital, a Dooca pode te ajudar.

Com a nova opção de Trial, você tem 14 dias gratuitos para utilizar todas as funcionalidades da Dooca, dessa forma você pode decidir se quer ou não seguir aproveitando a plataforma.

Veja a seguir os 10 passos para você começar a vender online usando a plataforma Dooca:

 

1 – Complete seu cadastro

Para começar, você precisa informar apenas o nome da sua loja, o e-mail principal e definir uma senha. Preenchendo essas informações, seu período de Trial será ativado e você já pode aproveitar as funcionalidades da plataforma. 

 

Após isso, é importante que você preencha os demais dados da sua empresa no menu Configurações. Estas informações ficam expostas na sua loja e são referentes ao contato para o seu cliente. Além de serem fundamentais para o funcionamento de outras integrações da Dooca, como vamos ver nos próximos passos.

 

2 – Configure as formas de envio

Depois de toda venda online, o produto deve ser enviado. Pode parecer óbvio, mas nem todos dão a devida atenção para esse tema. O produto precisa chegar na casa do seu cliente, então quais as opções do lojista que utiliza a plataforma Dooca?

O método de envio por contrato via Correios para Sedex e PAC é o mais comum, mas não é a única forma de fazer uma entrega para seu cliente. Também existem muitas transportadoras que podem fazer esse trabalho. Consulte essas empresas e faça os cálculos para descobrir se vale a pena contar com essas opções para sua loja virtual, sabendo que o custo difere para cada transportadora e região.

Se seu forte não é geografia ou matemática para calcular estas rotas, fique tranquilo, a Dooca possui integração com Hub’s de logísticas que vão te ajudar, como: Frenet, Melhor Envio, Mandaê, Manda Bem, entre outros. Você ainda tem a opção de cadastrar as transportadoras manualmente via planilha ou até mesmo disponibilizar a retirada em loja.

 

3 – Configure as formas de pagamento

É possível receber pagamentos via boleto, cartão de crédito e apps, a Dooca tem integrações com os intermediadores: 

  • Yapay
  • Pagar.me
  • Mercado Pago
  • PayPal
  • Linx Pay Hub
  • AME Digital
  • PicPay
  • PagHiper
  • MundiPagg 
  • e Wirecard

E a maioria destas integrações trabalham com checkout transparente, ou seja, o cliente não será direcionado a outra página para pagar, com o pagamento sendo feito no ambiente da sua loja virtual, o que ajuda a diminuir a desconfiança e consequentemente aumenta a conversão de vendas.

Para escolher o melhor intermediador de pagamento para sua empresa, observe alguns fatores importantes. Pesquise sobre os valores de taxas que são cobrados por transação feita, seja ela para cartão, boleto ou pix, e se essas condições podem ser negociadas diretamente com cada intermediador. Quanto melhor o seu histórico de faturamento, melhor a sua taxa! Informe-se também sobre os prazos e a recorrência do repasse dos valores para você: ele é feito ao final de cada dia ou uma vez ao mês?

Além disso, na Dooca é possível conectar mais de um intermediador de pagamento, dessa forma você pode negociar taxas diferentes com cada um deles e ainda proporciona ao seu cliente a liberdade de escolha.

 

4 – Cadastre os seus produtos

Esse pode ser o passo que mais vai exigir seu tempo, organizar seus produtos para o cadastro na sua loja virtual. Isso se você não tiver um ERP (Sistema de Gestão) integrado.

Você sabia que a Dooca possui integração com o Hiper? Sim! Desta forma fica muito mais fácil. Com seu cadastro dos produtos no Hiper, é possível enviá-los para sua loja na Dooca com poucos cliques. Veja aqui as instruções para ativar a integração. Você só precisa cadastrar o produto uma única vez, centralizando suas ações no seu painel do Hiper, assim o produto aparecerá na sua loja virtual.

Mas caso você não possua essa integração, crie seus produtos no painel do seu site e controle todas suas informações por lá. Informe as cores, os tamanhos, variações, descrições. Além de dados como referência, GTIN, MPN, tamanho do produto para envio, peso, quantidade mínima ou máxima para pedidos. Quanto mais informação os visitantes da sua loja receberem sobre o produto, maior é a probabilidade de virarem clientes.

 

5 – Organize suas categorias de produtos

Se você ainda não tiver os seus produtos cadastrados no Hiper, comece criando suas categorias, assim seu site ficará mais organizado e dinâmico para os visitantes.

Pense em uma loja de roupas onde sejam vendidas camisetas, sapatos, calças, vestidos e saias. Todas essas categorias devem ser cadastradas para facilitar a organização e o processo de compra dos clientes.

 

6 – Organize o menu de navegação da sua loja

Após criar as categorias, seu site precisa ter menus bem organizados e completos para guiar os visitantes. Configure os menus através do painel Dooca para que todos os produtos apareçam em sua loja. Não esqueça de linkar as categorias aos menus corretos, se isso não for feito pode gerar uma confusão na estrutura do site.

Você ainda tem a possibilidade de criar submenus linkados aos menus principais, auxiliando na organização da sua loja virtual.

 

7 – Crie o seu visual

Você sabe por que é importante ter um design profissional na sua loja virtual? O visual da loja é a primeira impressão, ele transmite credibilidade e deixa os clientes confortáveis no momento da compra.

Na Dooca você pode criar o visual do seu site em poucos minutos. Utilize o Assistente Visual para tornar essa experiência ainda mais fácil se achar necessário.

Com o assistente visual, em poucos cliques, você determina um estilo, escolhe o padrão de fontes e cores e cadastra seu logotipo, para que a loja já siga com sua identidade.

 

Na Dooca é possível editar o visual da sua loja sem depender de um profissional para isso, além de contar com templates gratuitos para iniciar seu e-commerce. Além disso, no editor visual você pode personalizar a página inicial com módulos pré-desenvolvidos, tendo assim uma loja virtual com design profissional. Você pode alterar as cores de fundo, cores das fontes e o posicionamento das informações.

Opte por uma loja dinâmica, teste diferentes edições até encontrar a que se encaixa perfeitamente com sua loja, e com certeza seu visual vai fazer toda a diferença.

 

8 – Integrações

A Dooca possui integrações com diversas ferramentas, entre elas hub’s de marketplace, e-mail marketing, avaliação, hub’s de logística, atendimento, Facebook pixel, WhatsApp, Messenger, entre outras opções que podem impulsionar suas vendas.

Durante o período grátis, teste todas as integrações disponíveis e analise quais serão fundamentais para que sua loja venda muito mais. É muito fácil ativar as integrações na Dooca, elas são feitas através de aplicativos dentro do painel.

 

9 – Promoções

As promoções auxiliam no aumento de vendas, afinal, quem não gosta de pagar menos? Crie promoções que caibam no orçamento da sua loja, planeje bem essa ação para que você não saia no prejuízo.

A criação de cupons de desconto também são importantes para chamar a atenção dos visitantes da sua loja. Use e abuse dos cupons, eles podem ser ótimos para a entrada de novos clientes à sua loja. 

Se possível, ofereça brindes para seus clientes, dessa forma você demonstra preocupação com o bem-estar deles e ainda oferece uma recompensa por comprarem na sua loja. Pode ser algo simples como um bilhete, por exemplo, mas que marque a experiência de compra positivamente.

 

10 – Comece a vender

Após seguir esse passo a passo e montar sua loja virtual, você precisa escolher um dos planos da Dooca para começar a vender. A Dooca tem planos acessíveis elaborados para micro e pequenos negócios. Escolha o plano que mais combina com sua empresa e que atenda as necessidades da sua loja, você pode contratar seu plano diretamente no seu painel ou se tiver alguma dúvida entre em contato com nossa equipe comercial. 

E o último passo: após a contratação do plano não esqueça de apontar um domínio para seu site através de plataformas como Locaweb, Registro BR, HostGator, Kinghost, entre outras. Após isso, sua loja estará pronta para decolar e vender muito.

Viu como é fácil? Vamos começar a vender?