Certificado Digital: sua assinatura, no formato digital

Certificado Digital: sua assinatura, no formato digital

O Certificado Digital é um importante aliado no dia a dia dos seus negócios. Este documento eletrônico funciona como a sua assinatura, porém no formato digital. É uma espécie de identidade virtual, e se faz necessária por exemplo para a emissão de nota fiscal eletrônica.

Nesse artigo, vamos falar sobre as etapas que envolvem a compra do seu certificado digital A1 através do Hiper, funcionalidade que está disponível no menu Configurações > Certificado digital

Através do Hiper Gestão, é possível solicitar seu primeiro certificado digital ou renovar certificados que estão prestes a vencer. Nesta mesma área você pode acompanhar a situação do seu certificado.

Tenho filiais, quantos certificados digitais preciso adquirir?

O certificado é válido para todas as empresas que tiverem a mesma raiz / radical do CNPJ, então mesmo que você tenha filiais, você só precisa de um certificado digital para cada empresa com os 8 primeiros dígitos iguais.

O processo é simples, e pode ser consultado na Central de Ajuda, através do artigo Como adquirir o certificado digital A1 através do Hiper.

Você pode também, renovar seu certificado digital seguindo os mesmos passos de compra.

Quando devo renovar meu certificado digital?

Mesmo que o seu certificado digital esteja próximo de expirar você pode realizar a renovação sem perder a validade ainda vigente do seu certificado atual.

Exemplo: se a validade do seu certificado for 20/01/2021 e você fizer a renovação no dia 15/01/2021, a validade do seu novo certificado será 20/01/2022.

Você poderá acompanhar essas datas na tela de certificado digital do Hiper Gestão.

Agendamento presencial ou remoto?

Após realizar a compra e finalizar o processo de pagamento, será necessário agendar a emissão do seu certificado digital.

Caso você esteja solicitando seu primeiro certificado digital, o agendamento para seu atendimento é feito exclusivamente de forma presencial, pois você precisa realizar o cadastro da sua digital na agência certificadora Soluti mais próxima. Neste atendimento você receberá de forma física o documento reservado, contendo usuário e senha, que será necessário para completar os passos de instalação do certificado digital. 

Caso esteja renovando seu certificado, você pode fazer o agendamento do atendimento tanto de forma presencial, quanto de forma remota, diretamente da plataforma Soluti, no formato remoto você receberá o documento reservado, contendo usuário e senha, por e-mail.

Ficou com mais alguma dúvida sobre certificado digital através do Hiper? Os artigos Como adquirir o certificado digital A1 através do Hiper e Como configurar o certificado digital, trazem mais detalhes das etapas que envolvem a ativação do certificado digital, na Central de Ajuda.