Hiper Gestão: melhorias realizadas nos relatórios de venda

O Hiper Gestão conta com quase 70 relatórios disponíveis, divididos em cinco categorias diferentes, para que as informações do dia-a-dia dos lojistas sejam monitoradas, do cadastro de clientes aos documentos fiscais emitidos.

E dois dos principais relatórios de vendas do Hiper Gestão passaram por ajustes, pensando na melhor utilização e na confiabilidade dos dados apresentados. Os relatórios “Vendas totais por vendedor” e “Vendas realizadas” foram revisitados pelo time de produto e tiveram alguns aspectos ajustados.

Relatório de vendas realizadas

No relatório “Vendas realizadas”, a coluna Valor de devolução foi ajustada para não misturar os valores das devoluções com as vendas. Esse comportamento resultava na confusão entre os conceitos deste relatório com o “Vendas totais por vendedor”.

Para que o relatório tenha mais fidelidade às informações que o usuário precisa, essa coluna foi retirada e os valores relativos às devoluções não serão mais exibidos.

Vendas totais por vendedor

O relatório “Vendas totais por vendedor” foi reajustado em dois pontos, relacionados às devoluções e também a informações de fornecedor, que não precisam ser exibidas nesse caso.

Com relação às devoluções, o cálculo é feito da seguinte maneira: Valor de vendas – Valor de devoluções = Valor de vendas líquidas.

Desta maneira, as informações de devoluções e vendas não serão misturadas, como ocorria no relatório anterior, até pelo fato de que um código de devolução pode ser utilizado várias vezes, por diferentes vendedores, até que seu saldo seja zerado.

Outro ajuste realizado neste relatório é na exibição das informações de vendedores. Quando essa informação não era preenchida no faturamento, o relatório buscava a informação do fornecedor para que o campo não ficasse vazio. 

Caso existam vendas que o vendedor não esteja informado, será exibida a informação (sem vendedor), conforme a imagem abaixo:

Essas alterações estarão disponíveis a partir do Hotfix 7.2.2.25.