Ajustes e melhorias na listagem de operações do Hiper Gestão

Neste artigo, vamos falar sobre os diversos ajustes feitos na listagem de operações do Hiper Gestão, e que serão disponibilizados na release de novembro. Cada um desses ajustes visa entregar uma listagem mais funcional, tornando as consultas e ações mais práticas.

Cancelamento de operações em digitação

Até então, o Hiper permitia o cancelamento de operações que não foram concluídas. Isso ocorria pois ao mesmo tempo em que a venda era registrada, o usuário poderia abrir uma nova aba com a listagem de operações, exibindo a venda em andamento, e permitindo o seu cancelamento.

Com os ajustes liberados, as operações que estiverem em digitação serão impossibilitadas de receber qualquer tipo de ação por parte do usuário.

Filtros da listagem de operações

Dentro dos filtros disponíveis na listagem de operações, os resultados da consulta por período eram exibidos, mesmo após a seleção desfeita. O comportamento também se repetia na consulta de clientes, onde após desfazer a seleção de um cliente, as informações desse cadastro continuavam em exibição.

Esses dois pontos foram ajustados, permitindo com que as consultas sejam zeradas após os filtros serem retirados.

Outro ponto da listagem que foi ajustado está na seleção de 50 operações ou mais para exibição. Nessa paginação, algumas operações desapareciam da listagem. O comportamento foi ajustado, e sempre que o usuário selecionar a exibição de 50 operações ou mais, as operações serão exibidas como esperado.

Inclusão de novos filtros

A listagem de operações recebeu dois novos tipos de filtro para as informações que serão exibidas. Foram adicionados os filtros Tipo de documento fiscal e Número do documento, que poderão ser utilizados de forma independente, facilitando as consultas que serão realizadas.

Valores da movimentação maiores que zero

Esse ajuste feito no processamento de informações diz respeito às informações de meio de pagamento, já que a reutilização do meio de pagamento era permitida, fazendo com que valores fossem inseridos no faturamento, mesmo após o saldo da venda estar zerado.

Após o valor total da venda ser preenchido com o(s) meio(s) de pagamento, novos lançamentos de meios de pagamento serão bloqueados pelo Hiper Gestão naquele faturamento, em um comportamento semelhante ao já registrado no Hiper Caixa.

Cancelamento conjunto de operação e NFC-e

O cancelamento de operações com emissão de NFC-e tinha reações diferentes, dependendo onde essa operação era cancelada, seja mantendo a operação com pendência mesmo após o seu cancelamento, ou então não permitindo o cancelamento do cupom fiscal diretamente pelo Hiper Gestão.

Com o ajuste, o comportamento de cancelamentos e operações que tenham emissão NFC-e funcionará da seguinte maneira:

  • Hiper Caixa: Ao registrar o cancelamento, operação e NFC-e serão cancelados e sincronizados com o Hiper Gestão;
  • Hiper Loja: Ao registrar o cancelamento, operação e NFC-e serão cancelados e sincronizados com o Hiper Gestão;
  • Hiper Gestão: Ao registrar o cancelamento, operação e NFC- serão cancelados.

Número de documento e número de parcela

Em vários casos, as vendas feitas através de POS (maquininha de cartão) tinham o número do documento preenchido no campo do número de parcelas, gerando um erro e deixando a operação como pendente no Hiper Gestão.

Com o ajuste, ao encontrar esse tipo de cenário, o usuário será alertado para que a informação seja ajustada para que o processamento seja feito.